sábado, 27 de setembro de 2014

16/07/08-TREINAMENTO PARA ESTERILIZAR CÃES E GATOS- PMBH-GESTÃO PIMENTEL



 Este texto foi veiculado no Diário Oficial do Município, em 16/07/08

VETERINÁRIOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA ESTERILIZAR CÃES E GATOS


A Secretaria Municipal de Saúde promove até a próxima sexta-feira, dia 18, das 8h às 17h, o curso de capacitação para médicos veterinários sobre técnica de castração em massa de cães e gatos, machos e fêmeas. A atividade, ministrada pelo veterinário Javier Eduardo Guzzetti, professor titular de cirurgia da Universidad Nacional de La Plata e cirurgião-chefe do Centro Municipal de Sanidade Animal e Zoonoses de Almirante Brown, na Argentina, é realizada no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro São Bernardo, região Norte.
A iniciativa busca o controle ético e populacional de pequenos animais a partir da oferta de um serviço em massa, gratuito e de qualidade. O curso foi aberto com uma aula teórica e tem continuidade com aulas práticas. Participam da formação cerca de 30 profissionais, divididos em duas turmas.


De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Maria do Carmo Ramos, esta é uma ação vitoriosa e uma forma efetiva de controlar a população de cães e gatos na cidade, principalmente os abandonados. "Belo Horizonte, assim como outros municípios de grande porte, sofre com o grande número de animais nas ruas. Eles nascem de forma descontrolada e a cria indesejada acaba sendo colocada nas ruas. Com o serviço gratuito de castração para cães e gatos temos como reverter esta situação", afirma.


A veterinária Aline Bezerra Nunes, que participa do curso, ressalta a importância das aulas para um melhor desempenho na rotina de trabalho. "Além da nova técnica ensinada ser mais ágil, temos menos gasto com material cirúrgico e o retorno do animal é mais tranqüilo. Com o maior número de cirurgias diárias teremos um maior controle populacional", salienta. Além de veterinários da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte, participam do curso profissionais dos municípios de Contagem, Ibirité, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Betim e Ribeirão das Neves e de ONGs de proteção aos animais.



Novo Código

Desde a implantação do serviço de esterilização de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, em 2005, até junho deste ano, foram castrados 2.739 animais. Deste total, passaram pelo procedimento 506 gatos machos e 588 fêmeas e 911 cães machos e 734 fêmeas.

 Em 2007, o Ministério da Saúde reelaborou o Código Sanitário de Saúde, com um capítulo referente ao Controle de Zoonoses, que estabelece o retorno dos animais às ruas. A Secretaria Municipal de Saúde se antecipou à votação do novo Código na Câmara e iniciou o retorno dos animas às ruas em maio deste ano.
Com a adoção do novo Código, cães e gatos capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses recebem tratamento, são vacinados, castrados e identificados por meio de chips. Os animais abandonados podem ser procurados em dois dias úteis, caso contrário, serão devolvidos ao ambiente. Cães e gatos com sorologia positiva para leishmaniose são sacrificados.

Posse ou Guarda Responsável

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, em maio de 2007, a campanha Posse ou Guarda Responsável de Animais, que divulga a gratuidade do serviço de castração e também orientações sobre atitudes corretas, éticas e eficazes.

 A ação, que envolve proprietários de animais, veterinários, sociedade civil organizada e Poder Público, busca uma melhor qualidade de vida para os animais e uma relação saudável entre eles e os seres humanos. A campanha também esclarece os direitos e deveres daqueles que optam por adquirir um animal de estimação.

A população de Belo Horizonte pode recorrer ao serviço de esterilização para cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses. Em breve, a cidade contará com duas novas unidades, nas regiões Oeste e Noroeste, além de uma unidade móvel. Outro centro, na região Leste, está em processo de licitação. Com as novas unidades, a previsão é de que 28 mil animais sejam esterilizados por ano.